quarta-feira, 2 de junho de 2010

SOJA- copiei e colei rsrsrs....

Os benefícios da soja na alimentação da mulher


Por Vanessa Schmidt | 05/07/2006 - Atualizada às 16:27

Conhecida a mais de 500 anos, no Oriente, a soja tornou-se um alimento bastante conhecido, tendo seu consumo cada vez mais recomendado, principalmente para as mulheres.

Pertencente a família das leguminosas secas, como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha, a soja destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, a soja contém uma classe de fito-hormônios chamada de Isoflavonas ou Isoflavonóides.

Estudos indicam que tais substâncias atuam como elemento antioxidante reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue, e conseqüentemente diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Uma boa notícia para as mulheres é que as Isoflavonas contidas na soja exercem uma forte atividade hormonal equilibrando as quantidades do hormônio Estrógeno, presente no organismo feminino, podendo amenizar os sintomas da menopausa.

Além disso, a soja também atua muito bem na saúde óssea. Comparada a proteína animal, a proteína presente na soja diminui a quantidade de cálcio perdido na urina.

Porém, apesar da soja nos trazer todos esses benefícios, não podemos esquecer que a concentração das isoflavonas depende da variedade da planta, das condições climáticas em que esta é cultivada (seu teor é mais elevado quando cultivada em regiões frias) e do metabolismo de cada indivíduo.

Conheça alguns dos alimentos derivados da soja:


  • Leite de Soja

  • Queijo de Soja (Tofu): elaborado a partir do leite de soja apresenta cerca de 135 cal em 100gr e cerca de 12,5g de proteína.

  • Pasta de Soja (Missô) e Shoyu (molho de soja): usados como tempero na cozinha oriental.

  • Soja Torrada: possui aparência de um amendoim torrado e pode ser consumida como tal.

    Portanto, a soja deve ser incluída em nossa alimentação, em especial, na alimentação das mulheres. Não só pelas vantagens que esse tipo de alimento pode nos trazer, mas principalmente pelo fato de ser mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes e que contribuirá para a diversidade de nossa alimentação.

    Bom Apetite!

  • 1 comentários:

    Unknown disse...

    eu amo molho shoyo, as vezes uso só ele para temperar a comida e como já é meio salgado nem coloco mais nada! um feriado super light! bjus!!!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...