domingo, 7 de fevereiro de 2010

Preciso praticar.

Auto-estima e autocontrole: Poderosas armas contra o estresse e o peso.
 A situação estressora - ou seja, a que ocasiona o estresse - causa reações orgânicas. A pressão sobe, o coração pulsa mais ligeiro, a respiração aumenta, os músculos se contraem, mãos e pés se esfriam e podem suar. O que é conhecido como a Reação de Luta ou Fuga.

Tal adaptação/resposta fisiológica ocorre espontaneamente e é natural. Contudo, tornando-se frequente, recorrente e por períodos muito prolongados, o estresse tenderá a se cronificar.

Em decorrência do seu alto nível de estresse, nos dias de hoje, as pessoas tendem a apresentar a ter: pressão alta; enxaqueca; diarréia; ansiedade, depressão; problemas cardíacos; doenças vasculares (derrame); anorexia; bulimia; ataques de pânico; alcoolismo. Já as mulheres são vítimas em potencial de: tensão pré-menstrual; amenorréia (ausência de menstruação); vaginite; frigidez.

Mas saibamos que o estresse causa respostas diferentes nas pessoas, e que segundo a nossa percepção da realidade, nossos afetos, autocontrole, auto-estima, nossos hábitos saudáveis e organismo são as consequências em uns e outros tendem a ser distintas... mais suaves e amenas até as mais graves e preocupantes.

Seguem -se algumas dicas para lidar com as tensões e o estresse do dia-a-dia:


1- Discuta o problema com outrem...
Conversando com outras pessoas - familiares; amigos; colegas; profissionais especializados - a respeito do que está se passando com você, não somente lhe permitirá minimizar as tensões, como também lhe permitirá uma melhor reflexão e compreensão. Além de lhe permitir conhecer e vislumbrar novas alternativas para fazer frente ao estresse.

2- Distancie-se da situação estressora... Afaste-se da fonte causadora do estresse, por um bom tempo: assistindo a filmes; peças teatrais; lendo livros de qualidade; saindo para passeios agradáveis; festas; caminhadas relaxantes. Atividades que, com certeza, irão lhe proporcionar um melhor re-equilíbrio físico e emocional. Todavia, tão logo, esteja mais sereno e recomposto, não se esqueça que a batalha contra o estresse está só começando. Atente-se para o que vem a seguir.

3- Libere a raiva acumulada...
Não queira dominar a situação ou ambiente de modo autoritário e agressivo. Não entre em conflito ou disputas menores com toda e qualquer pessoa, prefira, sim, fazer algo mais construtivo e que requeira sua energia e vigor físico de maneira mais saudável e profícua (pratique esportes; cultive bons hobbies, faça você mesmo pequenos reparos no lar ou no automóvel; arrume os móveis, gavetas, a despensa, o porão... ouse e crie sempre!). Os exercícios físicos são muitíssimos eficazes em ajudar queimar a adrenalina excessiva que a raiva e o rancor produzem.

4- Negocie de modo amigável as questões e entraves do cotidiano...
Procure não se indispor com os demais por quaisquer bobagens e desafetos. Saiba reconhecer os seus limites, os erros cometidos, e em especial, que direitos e deveres temos todos nós. Deixe de viver criticando as atitudes e comportamentos dos demais; busque, sim, seus aspectos positivos, auxiliando-lhes e a si próprio com mais harmonia e solidariedade. Não se isole, regozije-se de desfrutar de um saudável convívio social.

5-Desenvolva uma só atividade de cada vez...
Faça as suas atividades mais compassadamente - ente ser mais paciente e comedido - permitindo a você próprio um tempinho para se recompor. Gerenciando melhor o dia-a-dia, você se sentirá bem mais disposto e de bem com vida.

6- Estabeleça expectativas plausíveis... Seja realista quanto aos seus objetivos, motivações, habilidades. Saiba decidir com mais sensatez e inteligência a prioridade e até real necessidade das tarefas a serem implementadas. Sempre que possível, busque escolher e decidir as obrigações que lhe propicia maior satisfação pessoal e profissional.

7- Não seja um agente promotor de estresse... Basta de viver correndo, competindo a torto e a direito, prefira atividades e atitudes mais cooperativas. A cooperação proporciona, indubitavelmente, uma nova visão de vida e de homem.

2 comentários:

Unknown disse...

Amiga ótima matéria.Temos que estar sempre praticando e exercitando nossos pensamentos em relação ao que pensamos de nós mesmas. O que pensamos e achamos de nós se reflete em nossos pensamentos e atitudes. Obrigada pela visitinha em meu blog. Volte sempre!!

Dricka disse...

Olá, te encontrei pois vi que segue meu blog. Seu blog é lindo! To te seguindo,tá? Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...