quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Informações que podem ser úteis.

 Achei esta matéria enteressante, pois, nos esclarece alguns pontos...
 
Abaixo a repressão
 
Todos os livros de dieta trazem as mesmas regras: que você deve banir refeições no fim da noite, virar escrava da comida integral e fazer desintoxicações eventuais. Antes de se intimidar diante da ditadura alimentar e desistir, veja o que levar a sério e como ser mais saudável
Kate Ashford Carpenter e Mariliz Pereira Jorge
Na maioria das vezes nutricionistas e especialistas em dieta são cheios de idéias brilhantes que ajudam você a comer melhor, ficar mais magra e viver mais. Mas de vez em quando esses gurus esquecem que nós, mortais, temos alguns limites: tempo, dinheiro e força de vontade. É nessa hora que eles aparecem com algumas pérolas de sabedoria, como “Peça ao garçom para embrulhar metade de sua entrada antes de vocês começarem a comer”. Sim, ele ficaria feliz em atender ao seu pedido – logo depois de enfiar o dedo dentro de sua salada niçoise. Fizemos um levantamento das sugestões que quase sempre entram por um ouvido e saem por outro e pedimos ajuda aos especialistas para adaptar as dicas para que elas fiquem mais possíveis e possam ser seguidas por qualquer pessoa. Nós sabemos que você não quer passar cada segundo enlouquecendo por causa do que coloca em seu prato.

O CONSELHO
Faça um junkie rehab ocasionalmente, seguindo um programa de desintoxicação à base de líquidos.

POR QUE NÃO É VIÁVEL
Você vai morrer de fome e pode causar mais stress ao organismo.

A REALIDADE
Se você sair da linha no fim de semana, em dois ou três dias o corpo se livra dos excessos sozinho. Felizmente, já saímos de fábrica com um mecanismo autolimpante que segue o roteiro de assimilar os nutrientes importantes da comida, direcioná-los para cumprir suas devidas funções metabólicas e depois eliminar o resto. Claro, quem abusa sobrecarrega o fígado e o rim, que demoram mais para processar os nutrientes não esperados. “Mas uma dieta líquida pode atrapalhar ainda mais o organismo. Nas duas situações, ele fica confuso porque não está funcionando em seu ritmo regular, o que gera stress desnecessário”, diz a nutricionista Heloisa Guarita, da RGNutri, em São Paulo. O ideal é voltar a ter uma alimentação saudável – aquela que você deveria ter sempre – e ingerir bastante líquido, que vai ajudar a eliminar as toxinas.
 
O CONSELHO
 
Sua alimentação tem que ser integral, em tempo integral.

POR QUE NÃO É VIÁVEL
Nem sempre temos acesso a alimentos integrais 24 horas por dia.

A REALIDADE
Sim, você tem que comer alimentos integrais. Está comprovado que as fibras aumentam a saciedade e diminuem o colesterol. Além disso, os cereais integrais contêm mais vitaminas do complexo B. Mas, ao querer fazer a coisa certa, você pode errar feio. “Muito alimento industrializado não contém cereal integral. Poucas opções de pão e de cereais cumprem o que prometem. Fique atenta aos rótulos”, alerta Heloisa Guarita. Inclua uma porção no café-da-manhã, no almoço e no jantar. Mas não esqueça que alimentos como os grãos (feijão, lentinha), os vegetais (alface, brócolis, beterraba) e as frutas (laranja, maçã, manga) também são fontes de fibra. Quanto mais variada a dieta, maiores as chances de preencher a cota sem fazer contas. Um estudo da Universidade Harvard concluiu que a taxa de mortalidade de doenças cardiovasculares estava inversamente associada à ingestão de cereais integrais quando se faz a comparação com os refinados.
 
O CONSELHO
 
Enxugar oito copos de água por dia.
POR QUE NÃO É VIÁVEL
Cada organismo tem necessidades diferentes e, além disso, fazer xixi a cada 20 minutos interfere seriamente em sua vida.

A REALIDADE
Sim, nós precisamos ficar bem hidratadas, mas, se a sua urina está clara, você provavelmente está bebendo o suficiente. Adicione um ou dois copos por dia se o seu número 1 está meio amarelo-neon. “Uma vez que seu corpo se ajusta a receber mais líquido (sem você ter que correr ao banheiro), coloque mais um copo na cota diária e assim por diante”, diz a consultora de WH Ellen Simone Paiva, endocrinologista com especialização em nutrologia. E não esqueça que todos os líquidos contam: chás, sucos e até o leite do seu café. O importante é prestar atenção no que seu corpo diz, porque o mecanismo de sede está relacionado a um estágio leve de desidratação, uma forma de sinalizar que está na hora de beber mais água.
 
O CONSELHO
 
Coma de três a cinco porções de frutas e verduras diariamente.
POR QUE NÃO É VIÁVEL
Na correria, é quase impossível que todas as refeições tenham uma variedade de alimentos fresquinhos.

A REALIDADE
Comer esse tipo de alimento é mais fácil do que se imagina porque muitas vezes eles estão disfarçados. Um copo de suco de frutas pode ter mais do que uma porção. Se você optar por sanduíche, peça que venha acompanhado de salada. Quiche? Escolha a de espinafre. Sopas são uma ótima pedida. Um excelente petisco para a happy hour: bruscheta de tomate, berinjela ou de abobrinha. Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, constataram um aumento de 12 anos na expectativa de vida dos voluntários que comiam cinco porções de frutas e vegetais por dia. Se for só preguiça, invista em frutas e saladas lavadas, cortadas e embaladas. “Até as frutas desidratadas que vêm em pacotes contam”, diz a nutricionista Rosana Cardoso, do Hospital Israelita Albert Einstein, e São Paulo.
 
O CONSELHO
 
Fuja da cozinha depois das 20h.
POR QUE NÃO É VIÁVEL
Depois do trabalho e da academia, ou você come tarde ou se sentirá fraca até o dia seguinte.

A REALIDADE
Essa regra só vale para quem afunda no sofá e devora um pacote de biscoito. Se você chegar em casa tarde, não há problema em jantar. “Calorias são calorias. Elas não duplicam em função do horário”, esclarece Anita Sacks, chefe de nutrição do departamento de medicina preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora de WH. Isso significa que, quanto mais calórico, maior a probabilidade de esse excesso ser depositado em seu bumbum. Não esqueça que depois de comer você vai dormir e a queima de combustível será menor. Prefira opções como frango grelhado, brócolis no vapor e arroz integral. Comer porcaria ou muito atrapalha o sono: para digerir a comida, seu estômago terá que funcionar como um caminhão de cimento. Também não vale dormir com fome. O perigo de atacar a geladeira durante a noite aumenta e seu esforço vai pelo ralo.

  O CONSELHO
 
Dê adeus aos vilões da dieta: fritura, açúcar e refrigerante.
POR QUE NÃO É VIÁVEL
Porque batata frita, refrigerante e bolo de chocolate são uma delícia e nos deixam felizes.

A REALIDADE
Se você adota uma alimentação balanceada, não é crime tomar um chopinho ou comer bolinho de bacalhau na happy hour de vez em quando. “Todo mundo tem uma festa de aniversário, um encontro com os amigos depois do trabalho e ninguém consegue fazer dieta para sempre. O que é preciso é ter um estilo de vida saudável e, claro, fazer algumas escolhas”, diz Rosana Cardoso, do Albert Einstein. Significa que você está absolvida, mas não liberada. “Em uma festa, escolha o doce de que mais gosta. Não é preciso provar os dez tipos oferecidos. No bar com os amigos, coma dois pasteizinhos, e não a porção inteira.” Louca por bolo de chocolate? Devore um belo pedaço (sem exagerar), daquele de encher os olhos, na semana em que você não faltou nenhum dia na academia e se alimentou direitinho.
 
O CONSELHO
 
Não beba sucos — eles são bombas de açúcar.
POR QUE NÃO É VIÁVEL
Sucos são a matéria-prima do café-da-manhã e também funcionam perfeitamente como uma alternativa de lanche saudável.

A REALIDADE
Existe uma grande diferença entre um suco 100% natural e um feito com açúcar e só o cheiro da fruta. “Sim, sucos têm alto teor de frutose, que também engorda, mas um copo de suco natural conta como uma porção de frutas ou mais, fornece vitaminas e antioxidantes e faz a vontade de comer doce desaparecer”, diz Jessica Ganzer, da Ganzer Wellness Consulting, em Arlington, nos EUA. Contanto que você beba suco 100% natural e estabeleça um limite diário de um copo de 200 mililitros, não quebrará nenhuma regra. Se está cortando a quantidade de calorias e carboidratos, prefira os de melão, morango e tomate.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...